B2. A disciplina como caminho para o propósito
“Tenho encontrado na disciplina uma forma de liberdade que me conduz ao propósito”
Durante muito tempo, procurei pelo meu propósito. Mergulhei em mim mesma, explorei metodologias, ferramentas, masterclasses, retiros, caminhadas e li algumas das melhores referências de desenvolvimento pessoal.
Fui atrás de insights que pudessem iluminar o meu caminho, mas essa busca trouxe-me também pressão, ansiedade e a sensação de que algo estava sempre por alcançar.
Foi quando decidi libertar-me dessa roda de tensão e, simplesmente, viver. Respondendo à vida tal e qual como ela se apresenta. Este estado de presença, permitiu-me observar o mundo e a mim mesma de forma diferente que me fez descobrir algo poderoso: a disciplina.
A disciplina, tem sido o fio condutor que me faz, todos os dias, levantar e fazer o que precisa de ser feito, alinhado com a minha visão, missão e objetivos. A meu ver, é a chave para a transformação, o ato de liderar a nossa mente e direcioná-la com intenção e consistente. A disciplina não só sustenta a caminhada, como cria as condições para que o propósito surja.
O mais fascinante é que o propósito não se revela no início ou no meio do caminho. Ele manifesta-se, muitas vezes, na reta final, no momento em que olhamos para trás e percebemos que tudo o que fizemos nos trouxe até ali.
O propósito não é algo que se encontra ao acaso. Não surge num momento mágico ou numa resposta pronta que procuramos fora de nós. Ele é construído, passo a passo, através de escolhas conscientes, ações alinhadas e a vontade de continuar, mesmo quando tudo à nossa volta parece enevoado.
Não é o propósito que dá sentido à disciplina, mas a disciplina que dá espaço e forma ao propósito. Durante a minha caminhada tenho encontrado na disciplina uma forma de liberdade que me conduz ao propósito.